Saturday 30 September 2023

Copa do Mundo - Brasil 2023 - Pico do Gavião, Andradas - Tarefa 4 (após 2 dias de descanso) 67km.

Eu apreciaria feedback quanto à qualidade desta tradução do inglês para o português.

Esta é a minha terceira visita a Andradas. Estivemos aqui em 2017 e 2019 e voamos quase todos os dias. Também voamos em Poços de Caldas em 2010 (visível do lançamento), mas isso foi em abril e choveu praticamente todos os dias. A razão pela qual viemos a Andradas, como explicado anteriormente, é devido à 'Teoria das Oliveiras'.

Portanto, ter dois dias consecutivos sem voar em Andradas faz parecer que o céu está caindo. Para ser sincero, provavelmente voaremos novamente hoje, o que resultará em mais cinco dias de voo, o que é incrível em termos de consistência para qualquer local de competição em todo o mundo.

Quanto à tarefa de ontem, as condições foram muito mais moderadas em comparação com as tarefas anteriores. A base estava 2.000 metros mais baixa, com atividade térmica suave e ventos leves. O comitê de tarefas atingiu um pico criativo ao definir uma tarefa de entrada-saída de círculo concêntrico, o que exigiu tomadas de decisão críticas por parte dos pilotos, ao contrário da procissão normal que caracteriza as competições da Copa do Mundo.

Você verá pelas trilhas na imagem abaixo que várias rotas eram possíveis:


Estou feliz em relatar que finalmente coloquei as coisas em ordem e fiz boas escolhas. Usei a rota da escolha minoritária sob uma rua de nuvens no eixo norte/sul para chegar à meta em um tempo razoável, cerca de 10 minutos atrás do líder, seguido por Russell (+18min) e Khobi (+24min). Jon foi forçado a voltar no início, pois o vento mudou mais abaixo. Russell ainda está entre os trinta primeiros, e Khobi subiu para o terceiro lugar na categoria feminina e tem todas as razões para ser otimista em relação a um lugar no pódio.

O dia foi caracterizado por poucas térmicas, e fomos resgatados pelos pássaros em várias ocasiões. A meta foi colocada na base da montanha, o que tornou o voo final angustiante se você estivesse na margem, já que o terreno se inclinava para cima. Tive que fazer uma curva após concluir a seção de velocidade para cruzar a linha da meta.

Não sou de reclamar sobre equipamentos, e, embora tenha ficado satisfeito com a tarefa, é evidente que o Boom 11, que é o mesmo modelo que usei em 2017, pode não estar à altura da tarefa, e meu arnês também é de geração anterior. Todos os outros estão usando equipamentos novos e isso fica evidente em termos de planeio e velocidade. Configurei meu sistema de velocidade para obter a máxima velocidade, e isso é apenas o suficiente para manter o ritmo nas transições, onde fica evidente que os outros têm velocidade de reserva, já que perco altitude relativa em cada planeio. O B11 ainda é competitivo na subida.

O novo Niviuk parece realmente bom, juntamente com o Enzo 3 de 2023. Os pilotos que voam com o arnês 'Submarine' juram que são melhores, apesar da aparência absurda e das partes moles quando desinflado.

Vou esperar pelo lançamento de algo novo e, em seguida, atualizarei o planador e o arnês.

A nova safra de pilotos de competição brasileiros é muito forte, pressionando forte na liderança.


1 comment:

Ryan M said...

I translated it back into English with ChatGPT and it was 100%. It even had your style and cadence. Sounds like awesome and interesting flying. Yep, gear does unfortunately count.